segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Opinião - Governo, poder e jornal - José Aparecido Miguel

Frei Betto, amigo pessoal e assessor especial da Presidência, disse que o PT de Luiz Inácio Lula da Silva ainda "não chegou ao poder, mas apenas ao governo". Mais: segundo ele, entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo, têm ainda força suficiente para desestruturar um Governo. Sua fala surpreende, pois quem governa tem de exercer e conhecer seu poder, mesmo que, na sociedade globalizada, haja evidente diferença de forças entre países e corporações públicas ou privadas. A afirmação de Frei Betto levou o conceituado jornalista Clóvis Rossi, da Folha, a escrever na Folha de S. Paulo: "então, vamos combinar o seguinte: os ideólogos do PT param com a masturbação sociopolítica e o partido começa, de fato, a governar".
***
O presidente Lula é a imagem completa da autoconfiança. Disse, em entrevista, que não vai cometer "nenhum erro em política, interna ou externa. Vou fazer o jogo político como jamais foi feito nesse nosso mundo velho de guerra". Boa sorte!
***
O falecido governador Mário Covas ficaria surpreso. Ele havia vetado o perdão de uma dívida de R$ 125 milhões em ICMS-Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, da empresa dona da marca McDonald’s no Brasil . Os deputados estaduais do PSDB derrubaram seu veto e o pedido de explicações sobre o tema. É o péssimo exemplo que fica no ar.
***
Se continuar investindo no turismo, além de em outras áreas, Morungaba terá um futuro de geração de empregos e desenvolvimento. Há um projeto de empreendimento imobiliário, em Itatiba, o Villa Trump, que que promete ser o mais luxuoso condomínio residencial do País. A iniciativa é do milionário norte-americano Donald Trump, em sociedade com a família Meyerfreund, antiga dona da Chocalates Garoto. Além de beneficiar Itatiba, vai sobrar turista para Morungaba
***
Esta edição do Acontece! em Morungaba é histórica. Este jornal chega à centésima edição. É um motivo de alegria. Tenho certeza que este feito resulta de muito trabalho e sacrifício. Independentemente de eventuais erros – como em toda atividade humana -, a imprensa dá grande contribuição à comunidade em que atua. É o caso aqui. Se não existisse, certamente muitas bandeiras positivas e locais nem seriam comentadas. A retribuição, certamente, terá de vir do apoio dos leitores, assinantes e da propaganda feita aqui. Parabéns ao jornal.
***
Tenho também uma alegria especial, que peço licença para dividir com os leitores. Já sou feliz por ter nascido aqui. Agora, a Câmara Municipal de Morungaba, dia 13 de maio, por unanimidade, me conferiu o honroso título de "Gratidão do Povo Morungabense", de acordo com o projeto de decreto legislativo número 4 de autoria do vereador Luís Fernando Miguel. Na verdade, eu é que devo agradecer a Morungaba. Talvez o tenha recebido por trabalhar, voluntariamente, por propostas de desenvolvimento modernas, a exemplo da Infovia Municipal que está em processo de efetiva realização. Entendo que cada cidadão deve dar sua contribuição à comunidade que o recebe e o ensina ao longo da vida. Dia 20 de junho vou receber o título que motivaria, seguramente, um grande orgulho para meus saudosos pais, os morungabenses Eleutério Miguel e Helena Roncada Miguel. Muito obrigado Fernando. Muito obrigado a todos os vereadores.

O Morungaba, 29 de maio de 2003. Publicado também no jornal "Acontece! em Morungaba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário