segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Morungaba tem projeto de Infovia Municipa

Um novo passo foi dado segunda-feira, dia 24 de junho de 2002, para que Morungaba tenha, em curto prazo, sua Infovia Municipal. A prefeita Maria Cecília Pretti Rossi, em encontro realizado na Funcamp (Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp), conheceu o projeto para implantação de Infovia Municipal, a ser concretizada no prazo de dois a cinco anos, mediante orientação do professor Leonardo de Souza Mendes, do Departamento de Comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A proposta será desenvolvida conforme convênio, em tramitação, entre a Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), a Unicamp e a Prefeitura. A criação de uma infra-estrutura de Infovia Municipal permitirá que a cidade tenha os seguintes serviços: acesso à Internet, serviço de telefonia sobre a Internet, serviços de vídeo-conferência, serviços de atendimento público à saúde, serviços públicos comunitários de e-Business, serviços públicos de e-Learning (educação à distância), vídeo sob demanda, serviço de segurança multimídia em rede privada, serviços de Web TVs e Web rádios comunitárias, além de outros serviços de valor adicionado.

A prefeita Maria Cecília Pretti Rossi ficou entusiasmada com o potencial do projeto. "Além de trabalharmos pelo turismo da nossa estância, vamos ter um atrativo muito especial para empresas de alta tecnologia. A Prefeitura não tem recursos próprios para tocar o projeto, mas certamente vamos buscar apoio de diferentes fontes, como organismos do governo estadual, federal e até de entidades públicas e privadas do exterior. Nós já temos, nesta área, a possibilidade de recebermos doação de equipamentos de uma fundação do setor de telecomunicações", explicou, acompanhada de Ivan Morais, do Departamento de Informática da Prefeitura, e do jornalista José Aparecido Miguel, autor da sugestão inicial do projeto, que estiveram no encontro.


Cecília reuniu-se com o professor Leonardo Mendes e com os analistas de parceria da Funcamp, Iara Regina S. Ferreira e Luiz Renato Ribeiro Ferreira. Depois, teve um rápido contato com o diretor-presidente e o diretor-executivo da Funcamp, professores Bernardino Ribeiro de Figueiredo e João Domingos Biagi.

O Projeto Piloto de Instalação da Infovia Municipal de Morungaba - inédito em sua abrangência - envolverá uma rede de comunicação entre a Prefeitura Municipal, Hospital local, Centro de Saúde, Escolas Municipais, entre outros pontos e regiões. Os custos de implantação referem-se à infra-estrutura física (rede de fibras ópticas), instalação da Infovia Municipal e os projetos de pesquisa e desenvolvimento, a exemplo dos serviços de comunicações multimídia (aplicativos de telefonia, video-telefonia, audioconferência e videoconferência) e o programa de educação a distância auxiliada por computador.

O programa de Morungaba poderá ser implantado nas escolas, será acessível pela Internet e através de quiosques de informática públicos, permitindo o desenvolvimento de atividades de educação a distância para crianças, jovens e adultos. A Unicamp irá desenvolver o projeto tecnológico e preparar os professores da rede pública para realizar o projeto educacional associado. Tal ação será desenvolvida dentro do projeto PGL (Partnership in Global Learning) que tem como parceiros a Florida University dos EUA, o ITESM do México, a PUC/RJ, a FGV/SP, além da Unicamp.


Fonte: Semanário "Acontece! Morungaba", junho/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário