segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Norte-americana conhece Infovia de Morungaba

O projeto da Infovia Municipal de Morungaba foi um dos temas de encontro, terça-feira, dia 7 de maio, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com a professora norte-americana Elizabeth Lowe, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, como representante do programa PGL (Partnership in Global Learning ou Parceiros pela Educação à Distância Global). O projeto, desenvolvido pelo professor Leonardo Mendes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, foi citado como um dos exemplos da atividade do Larcom, o Laboratório de Redes de Comunicação, dirigido por ele.

O objetivo da reunião, com estudantes, dirigentes da Unicamp e convidados, foi a institucionalização da participação da instituição no programa Conexão do Saber, desenvolvido pelo PGL em inglês, português e espanhol. Leonardo Mendes revelou, na presença da prefeita Maria Cecília Pretti Rossi, que a implantação da infovia de Morungaba será iniciada nos próximos meses, com a participação, por exemplo, da Padtec, empresa brasileira que produz e exporta fibras óticas.

O programa Conexão do Saber, que poderá ser integrado ao projeto de Morungaba, projetou a implantação inicial de 20 Estações do Saber em diferentes localidades. "Será um número efetivamente bem maior, considerando-se os municípios interessados em iniciativas assim", explicou o professor da Unicamp.
A professora Elizabeth Lowe - que, nos Estados Unidos, leciona literatura brasileira e acaba de traduzir obras de Machado de Assis - explicou que o PGL trabalha pelo desenvolvimento da educação, apoiada na tecnologia. Integram o PGL, além da Universidade da Flórida e da Unicamp, a Universidade de Monterrey, do México, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Fundação Getúlio Vargas, num trabalho apoiado por diferentes empresas.

"Pretendemos formar professores para as atividades de ensino à distância e os conteúdos de suas atividades serão desenvolvidos por eles próprios. Vamos desenvolver, também, outras iniciativas, a exemplo do treinamento online - via computadores -, serviços para a comunidade e implantação de museus virtuais para estudantes", disse.

O projeto da Infovia Municipal de Morungaba, segundo o professor Leonardo Mendes, segue o conceito de Rede Metropolitana de Comunicação, como já se desenvolve em Campinas, especificamente no controle de almoxarifado da área de saúde. Participaram também do encontro o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, Rubens Maciel Filho, a representante da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), Iara Ferreira, o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Morungaba, Ivan Carlos de Morais, o diretor da Secretaria Municipal de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas, Djalma Valois Filho, e o jornalista José Aparecido Miguel, que dá apoio voluntário ao projeto da Infovia Municipal de Morungaba.

Djalma Valois Filho, da Prefeitura de Campinas, estimulador da difusão do software livre no País, demonstrou interesse na projeto morungabense e, em conversa com a prefeita Maria Cecília Pretti Rossi, colocou-se à disposição para proferir palestra na cidade sobre o tema, além de apoiar seu desenvolvimento no âmbito da administração municipal.

Em junho, a prefeita, o professor Leonardo Mendes (Unicamp) e Iara Ferreira (Funcamp) estiveram em Brasília para tratar de captação de recursos federais para o projeto de Infovia Municipal.


Fonte: Prefeitura Municipal de Morungaba.
Maio e junho de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário