segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atraso escolar atinge 7,7% dos alunos de Morungaba

Quatro em cada dez estudantes brasileiros de 1a a 8a séries (ensino fundamental) têm idade acima do previsto. É o que revelam novos dados do Censo Escolar 2000 divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC). O atraso escolar no País em 2000 ficou em 41,7%.

A defasagem etária em Morungaba corresponde a 7,07% dos 1.145 estudantes matriculados no ensino fundamental, segundo dados da Diretoria de Educação e Cultura do município.

A distorção idade-série no município atinge principalmente os estudantes do segundo ciclo (5a a 8a séries). Dos 355 alunos, 61 estão com idade acima do previsto e participam das aulas de aceleração.

Uma sala para estudantes de 1a a 4a séries está sendo formada no município. Neste ciclo, dos 790 alunos, 20 estão fora da faixa etária determinada pelo Ministério da Educação.

Em Itatiba, dos cerca de 12.549 alunos que integram a rede municipal de ensino fundamental, 0,5% são alunos que estão fora da série correta conforme a idade.
A defasagem, segundo a secretária da Educação de Itatiba, Isabel Jorge Barreiros, é resultado de vários aspectos, como o ingresso tardio do aluno na escola, a evasão escolar e a repetência nos ciclos.

Com a municipalização do ensino fundamental, os estabelecimentos de ensino dos Estados de São Paulo e Minas Gerais adotaram o sistema de ciclos, que dividem-se em dois: 1a a 4a (ciclo I) e de 5a a 8a séries (ciclo II).

A secretária não soube precisar se a chamada distorção idade-série, que mede o atraso dos alunos, vem caindo nos últimos anos. Segundo ela, essa informação não é possível em virtude da perda dos dados com a mudança de administração pública.

"ACELERAÇÃO"

Um dos métodos utilizados para melhorar o aproveitamento escolar do aluno, além de aulas de reforço e recuperação de ciclos, é a chamada "classe de aceleração", que consiste na formação de grupos de alunos divididos conforme os ciclos de ensino que cursam.

Três estabelecimentos de ensino, em Itatiba, possuem uma sala de aceleração, que avalia no decorrer do ano letivo os alunos de 1a e 2a séries, segundo informou a secretária. Ao todo, 63 crianças participam dessas aulas diárias.

MORUNGABA

"Trabalhamos com uma outra metodologia específica e desenvolvida por professores especializados para que o aluno que está na 4a série tenha capacidade de ir para a 5a série", ressalta o diretor de Educação e Cultura de Morungaba, prof. João Antonio de Vasconcellos.

Os professores da rede municipal designados para as classes de aceleração foram capacitados pelo Estado para desenvolverem as aulas. Além disso, todo o material didático também é fornecido pela Secretaria Estadual da Educação, segundo informou o prof. João.

A repetência seguida pela evasão e a matrícula tardia na escola, também são consideradas pelo diretor como os principais motivos da defasagem etária. Mas, prof. João ressalta que a taxa vem sendo minimizada nos últimos anos, principalmente após a municipalização do ensino fundamental.

NO PAÍS

No Brasil, a distorção idade-série era de 41,7% no ano passado. Isso significa que houve melhora em relação a 1999, quando a taxa ficou em 44%. Em 1996, a distorção era ainda maior: 47% dos estudantes tinham idade acima do previsto.
Alguns Estados do Nordeste têm dados muito ruins, segundo o Censo. A Bahia apresenta o pior resultado: 64,% dos alunos estão com idade acima da prevista pela série que cursam. A evasão escolar é apontada como principal motivo neste Estado. 

Jornal de Itatiba/OMorungaba, 10.07.01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário