terça-feira, 1 de outubro de 2013

Turismo em Morungaba

PARQUE ECOLÓGICO PEDRO MINEIRO
A menos de um quilômetro do centro da cidade, o Parque Ecológico "Pedro Mineiro" é um recanto de beleza especial. Onze alqueires de mata nativa, mananciais próprios, quedas d'água, caminhos e trilhas, ponte pênsil sobre o grande lago, quiosques e área de lazer, à disposição dos visitantes.


ESPAÇO CULTURAL

O Sobrado Amalfi, belo exemplar arquitetônico de época (1908) foi inteiramente restaurado dentro de suas características originais. Um marco referencial da cidade, enfeite da praça principal, abriga a Biblioteca Municipal com cerca de 11.000 volumes. Possui sala de vídeo e espaço para exposições e eventos artísticos e culturais.

RIO JAGUARI

Limite natural de Morungaba-Amparo, a cada curva o rio Jaguari surpreende, ora remansoso ora esbatendo nas pedras no leito cercado de mata ciliar nativa, eterno à sua passagem, imutável em seu traçado sinuoso de prata liquefeita. Passeio maravilhoso na época de estiagem (maio a outubro).

IGREJA MATRIZ
A matriz de Nossa Senhora da Conceição tem sua fachada colonial brasileira e campanário ao estilo italiano, características que se únem simbolicamente para ilustrar a origem da comunidade morungabense. Constitui-se num exemplar magnífico, despojado e elegante. Duas imagens da Padroeira, ambas de raro valor: uma colonial em madeira e outra vinda de Portugal no século XIX, também talhada em madeira policromada. Um coreto completa a Praça João Pessoa em frente a matriz.

CRUZEIRO

Desde 1950, o majestoso conjunto de figuras moldadas em concreto se sobressai no recorte do horizonte oeste da cidade. Centro de peregrinação religiosa, é procurado como local de vibrantes energias místicas e positivas. Propicia vista panorâmica e deslumbrante.

EMBRATEL

Não é falso ufanismo a afirmativa de que o Brasil falava para o mundo através de Morungaba, pois grande parte da telefonia brasileira interna e internacional foi controlada pela Estação Rastreadora da Embratel: a então mais sofisticada tecnologia em telecomunicação cercada de natureza exuberante.

A MORUNGABA EQÜESTRE

A cidade vem se firmando como um dos principais polos nacionais de adestramento de cavalos. De todas as partes do país chegam interessados no trabalho realizado pelos Centros Eqüestres especializados em doma vaqueira, maneabilidade, equitação, salto, adestramento artístico e uma larga variedade na especialização, devido à alta qualidade de seus mestres. Recebem cavalos e ginetes do Brasil e do exterior e apresentam-se profissionalmente em espetáculos e rodeios.
Morungaba oferece passeios ecológicos a cavalo por trilhas, inclusive à noite quando há luar. Guias especializados acompanham os passeios. Os cavalos podem ser alugados no próprio local.

GASTRONOMIA E CULINÁRIA

Um doce caseiro, com sabor de antigamente, queijadinha, fios de ovos, baba-de-moça? Um delicioso sorvete de fruta natural ou de sabor excêntrico? Doces David.


Condimentos especiais, geléias de pimenta ou de gengibre, temperos para saladas, carnes, peixes, pimentas em frascos artisticamente elaborados, de qualidade suficiente para agradar paladares estrangeiros? Companhia das Ervas.

Bacalhau - Já é muito conhecido o restaurante do João do Dão, ao lado da Igreja de São Benedito.

Chope - Morungaba é privilegiada por duas fábricas de chope, a Kremer, que é local - fica no Buenópolis - e a Ashby, instalada em Amparo, na divisa com Morungaba, junto ao Rio Jaguari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário