terça-feira, 1 de outubro de 2013

Opinião - Para os pobres e "filhinhos de papai" - José Aparecido Miguel - 28/9/2005

Já em 2002, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Morungaba, professores e outras lideranças locais, ouviam dizer das vantagens do sistema de voz por computador e do prenúncio da morte do sistema de telefonia convencional. Pois é! O The Economist, respeitado jornal britânico, escreveu há poucos dias sobre a morte anunciada da velha telefonia, lembrando sistemas que se tornaram notícias constantes como o Skipe, gratuito. O notciário brasileiro sobre isso também é constante atualmente.

Desde 2002, poucos – como eu - vem insistindo para que Morungaba se disponha a ser um centro moderno de informática para a maioria de sua população e tenha uma Infovia Municipal, explicada mais de uma vez pelo professor Leonardo Mendes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que o coordena.

Na administração de Maria Cecília Pretti Rossi, foram dados os primeiros passos para o projeto, que serve especialmente para educação, comércio, indústria e todas as outras atividades humanas. Ele está em compasso de espera, dependendo de decisões do prefeito Luvaldo Flaibam, que fala em desenvolvê-lo a partir de 2006. Existe uma boa notícia, que obtive com exclusividade. O prefeito pediu a prorrogação do acordo feito entre a Prefeitura, a Unicamp, a Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp) e outros agentes envolvidos com o projeto. Mostra que ele pode, se quiser, marcar seu nome como administrador moderno, conectado com o mundo. A meu ver, muitas saídas para o Brasil estão nos municípios pequenos e médios. Neles há condições para enfrentarmos, com investimento em educação, a maioria dos problemas brasileiros.

Paralelamente, destaco a recente iniciativa da Prefeitura em utilizar um ônibus itinerante de informática especialmente para aprendizado de estudantes. Soube que o serviço ainda está em formatação junto à área de Educação municipal; espero que seja integrado ao que o professor Leonardo Mendes pretende desenvolver aqui.

A Prefeitura, mesmo assim, pode fazer bem mais em informática, dando sua contribuição tanto para os pobres, que precisam de oportunidades reais, quanto para os "filhinhos de papai", alguns "nem aí". Não fosse pela educação - formação de morungabenses que podem cuidar de suas vidas aqui ou em outros lugares - , seria pela economia municipal de dinheiro gasto em telecomunicações, ao ter seu próprio sistema de telefonia. Outro ponto: empresas que usam tecnologia de informação ganham mais; Morungaba, então, as atrairia, gerando empregos, etc. Basta vontade política, buscar exemplos em centros de excelência, como a Unicamp. Não é tão caro quanto parece. (A revista Exame desta semana - data de capa, 28 de setembro - traz um caderno especial sobre telecomunicações. "Começa uma nova revolução no setor - A migração da telefonia para a Internet cria novos modelos de negócios e reinventa a competição", escreve.)

Bem, já destaquei a importância do ônibus de informática, cujo processo de compra é questionado. Além de sugerir que a Prefeitura escreva seu endereço eletrônico no veículo - www.morungaba.sp.gov.br -, acrescento também, a bem da verdade, que fez-se uma comparação descabida sobre ele. Divulgou-se que a cidade de Santo André tem apenas um ônibus para atender 625 mil habitantes, em comparação com Morungaba, de 11 mil habitantes. Oras, Santo André, obviamente, tem muito, muito mais infra-estrutura de informática à disposição de sua população. Tem até uma Secretaria Municipal de Inclusão Digital, como mostra o site www.santoandre.sp.gov.br, fato que releva o destaque especial que dá ao tema.

Quem quiser saber mais sobre a mais sobre o projeto de Infovia Municipal pode ler notícias no site www.omorungaba.com.br , aberto à divulgação de Morungaba e seus eventos.

****************

A maioria das religiões é muito importante para a comunidade. Morungaba está recebendo o seu novo pároco, o padre Pio José Braga da Silva, que tem nome de papa – Pio XII, etc. Que tenha sucesso na sua missão, contribuindo com posicionamento moderno e democrático para o nosso desenvolvimento, em especial o dos mais carentes.


O Morungaba, 28 de setembro de 2005 - Publicado também no jornal "Acontece! em Morungaba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário