terça-feira, 1 de outubro de 2013

Consórcio de Saneamento é premiado em Brasília (19/4/2012)

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, do qual Morungaba faz parte, conquistou o primeiro lugar entre os projetos para cidades auto-sustentáveis, como exemplo de boas práticas de saneamento. A premiação aconteceu em Brasília, no final do último mês de março, por iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos num evento realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O Consórcio do qual Morungaba faz parte ficou à frente do Rio de Janeiro, que obteve a segunda colocação e de Manaus, que ficou em terceiro. De acordo com o diretor de Meio Ambiente de Morungaba, Gilberto Gualberto, a primeira colocação “nos credenciou a participar da Rio + 20 que acontecerá em breve no Rio de Janeiro”.

Com sua sede no município de Amparo, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas se responsabilizará pelo gerenciamento de resíduos residenciais, da construção civil e resíduos hospitalares. O Consórcio também atuará na coleta, tratamento e distribuição de água, na coleta e tratamento de esgoto e no sistema de drenagem dos municípios que dele fazem parte, fiscalizando ainda toda a regulamentação das empresas envolvidas nesses processos.

Na avaliação do diretor de Meio Ambiente de Morungaba, essa foi uma decisão acertada da atual administração de Morungaba. “Nos unimos a outros municípios para, conjuntamente, resolvermos problemas comuns a todos. Avaliamos que, isoladamente, nenhum município com menos de duzentos mil habitantes – com raríssimas exceções - teria condições de atender a todas as leis ambientais surgidas nos últimos tempos. Esse reconhecimento da Frente Nacional de Prefeitos e do Ministério do Meio Ambiente é uma prova de que a decisão foi acertada”, destaca o professor Gilberto Gualberto, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário