terça-feira, 1 de outubro de 2013

Opinião - Morungaba desprezou. Pedreira fez a Infovia Municipal - José Aparecido Miguel - 21/6/2007

O projeto de Infovia Municipal, como o adotado em Pedreira, nasceu em Morungaba. Modéstia à parte, fui o autor da proposta inicial, genérica, feita em dezembro de 2001 à Prefeitura Municipal apenas como contribuição pessoal para a comunidade. Uma proposta espontânea, de graça. A proposta – então elaborada com qualidade acadêmica e de tecnologia – foi assumida pelo professor Leonardo Mendes, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que conheci por intermédio do professor Jose Tomaz Vieira Pereira, na época presidente da Funcamp – Fundação de Desenvolvimento da Unicamp. Tenho muita admiração e respeito pelos dois.

A ex-prefeita Maria Cecília Pretti Rossi, que merece destaque também, deu os primeiros passos para o projeto, engavetado pelo atual prefeito Luvaldo Flaibam. As perspectivas de sucesso causavam entusiasmo, como o divulgado no Jornal da Unicamp, em agosto de 2003: “Infovia conecta Morungaba ao mundo digital” (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2003/ju226pg03.html).

O entusiasmo se perdeu por falta de vontade política e interesse da comunidade – professores, vereadores, outros cidadãos ouviram palestra do professor Leonardo Mendes na Câmara Municipal, explicando a Infovia. Se entenderam, menosprezaram a iniciativa. Pedi ao prefeito Luvaldo Flaibam, sem sucesso, que desse continuidade ao projeto. Ele sequer quis se aprofundar no tema, optando por um discutível ônibus de informática, sugerido certamente pela turma de Bragança Paulista. A questão, aqui, não é pessoal. É política. E Morungaba elegeu Luvaldo, a quem, portanto, respeito. Mas precisamos saber o que Morungaba quer para o amanhã, seus filhos e netos. Prefeito existe para trabalhar pela comunidade, para assumir, debater, propor projetos que interessam a todos nós. Todos.

O professor Leonardo Mendes, que gostaria de fazer de Morungaba um “show room” de tecnologia de informação, passou a trabalhar a desenvolver a proposta em outros municípios.

Pedreira não perdeu tempo – o que me deixa feliz também, porque sou defensor do progresso sem fronteiras, sem preconceitos de qualquer gênero ou forma.

No dia 27 de junho de 2007, das 8 horas às 18 horas será realizado o evento para inaugurar a implantação da Infovia na cidade de Pedreira e o Workshop “Infovia Municipal”. Você pode ler mais na Internet (http://www.inova.unicamp.br/inovanosmunicipios/pedreira/evento.htm)

Está aqui um caso exemplar de descaso com o desenvolvimento de Morungaba, pequeno município dominado, no início do século XXI, por práticas “coronelistas”. Mas o futuro só depende da população local. Há espaço para Morungaba saltar do atraso para o desenvolvimento. Por ter uma pequena população (10.300 habitantes), pode desenvolver com qualidade diferentes projetos, se houver vontade política da administração municipal. Falta de dinheiro é balela. Não é verdade que só temos duas alternativas políticas, ou seja, Rossi ou Flaibam. Exemplifico: se jovens (preparados) de Morungaba tiverem interesse e afinidade, é possível mudar Morungaba lançando três candidatos diferentes – um deles derrota os considerados previamente vencedores. Trabalho de graça, na área de comunicação, para que isso aconteça.

Aproveito para comentar que houve um recente documento apócrifo, distribuído na cidade, condenando o “coronelismo” morungabense, que sequer abre os olhos para o que ocorre de bom em Itatiba, Amparo, Pedreira, Campinas e São Paulo – todas tão próximas. Concordo com partes importantes do documento, mas NÃO fui eu que o escrevei. Tenho outro texto e, quando critico, assino embaixo (José Aparecido Miguel)

SOBRE O EVENTO


No evento de Pedreira, dia 27, serão apresentadas palestras e casos de sucesso sobre o tema e paralelamente haverá uma mostra apresentando empresas que já disponibilizam produtos para Infovia.

Leia textos divulgados sobre a Infovia Municipal.

“A Infovia Municipal pode ser definida como os serviços, as aplicações e a infra-estrutura da rede de comunicações comunitária do município. Em termos simples, podemos dizer que a Infovia é a via pública da informação. Ou seja, ela está para a informação como as estradas e ruas do município estão para os transeuntes e os veículos. Elas nada mais são do que caminhos por onde trafegam as informações, com alta capacidade de transmissão e agregação de diferentes tipos de informação. Constituídas pelo o conjunto de camadas física (hardware), de controle operacional (software) e de serviços que compõem a infra-estrutura do sistema. Nesse contexto as Infovias diferem das redes de comunicações atuais pelo seu caráter universalizante e por serem uma rede multiserviço, que possibilitaria a distribuição de todos os serviços oferecidos separadamente pelos sistemas atuais. Isto significa que ela é capaz de tratar com igual eficiência tanto o tráfego de dados como os de telefonia, vídeo e áudio“.

Prof. Dr. Leonardo Mendes - Unicamp.

APRESENTAÇÃO


Recém implantado, o projeto Infovia de Pedreira, é o resultado de pesquisa do Convênio de parceria firmado entre a Prefeitura Municipal de Pedreira e a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Sob a coordenação do Prof. Dr. Leonardo de Souza Mendes, do Laboratório de Comunicações – LaRCom, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação é um exemplo de como a Universidade pode contribuir de forma positiva com o poder público na inserção de novas tecnologias que serão utilizadas para tornar a máquina pública mais eficiente e assim atender melhor as necessidades da sociedade.

A Infovia Municipal pode ser definida como uma rede de comunicação de dados, baseada nos padrões da Internet, implantada em um município com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos do município de forma universal. A Infovia é a via pública de comunicações comunitária do município. Através dela todos os cidadãos passam a ser incluídos definitivamente na comunidade mundial de usuários das modernas redes de comunicações.

A Infovia de Pedreira, desenvolvida a partir de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas, é a primeira “Rede Comunitária de Acesso Aberto” desenvolvida no Brasil com capacidade de tratar integralmente da convergência digital das tecnologias de áudio, dados e vídeo em um modelo de distribuição de acesso comunitário. Isto faz de Pedreira a primeira cidade que pode ser verdadeiramente chamada de Cidade Digital.

Durante o evento estarão sendo realizadas diversas demonstrações de aplicações da Infovia Municipal no município. Entre estas estarão:

• Telecentro social;
• Telefonia IP; 
• Câmeras de vigilância pública;
• Acesso aberto à Internet.

É com grande satisfação que gostaríamos de convidá-lo a partilhar conosco deste importante momento e conhecer a Infovia Municipal de Pedreira a partir das demonstrações das aplicações da Infovia e do Workshop “Infovia Municipal: Um novo paradigma em Comunicações”.


(21/6/2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário