terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cultura e religião em homenagem ao centenário de nascimento do Monsenhor Honório Nacke - 14/2/2008

De amanhã até domingo (17) uma programação cultural e religiosa comemora o centenário de nascimento do monsenhor Honório, o alemão Heinrich Bernard Nacke, que nasceu dia 14 de fevereiro de 1908 em Westenholtz, que chegou ao Brasil em 1925 – e construiu uma história de vida ligada à religião, medicina, homeopatia, psicologia e psiquiatria, especialmente em São Paulo e, depois, a partir de 1949, na pequena Estância Climática de Morungaba, a 42 quilômetros de Campinas e 103 da capital paulista.

Franciscano, monsenhor Honório, amigo do arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, fundou em 1941 o Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus. Foi pároco da Igreja de São Francisco de Assis, na Vila Clementino e capelão do Hospital São Paulo. Deu aula de ética profissional, psicologia e religião na Escola Paulista de Medicina. Em Morungaba, para onde se mudou em 1949, construiu a sede paroquial para nela instalar um cinema e um teatro. Construiu o cruzeiro da cidade, inaugurado em 1953, e criou o Hospital Santo Antônio – especialista em homeopatia, dava permanente atenção aos enfermos da cidade. É conhecida sua luta por melhores condições de trabalho das tecelãs da extinta Morungaba Industrial. 

Dom Paulo Evaristo Arns, durante seu funeral, em Morungaba, lembrou sermão do monsenhor sobre o artista e o violino. Ele comparava o corpo a um violino, que deveria ser vibrado pela alma. Se o violino estivesse estragado, seria impossível arrancar dele uma melodia – por isso, dedicava-se a cuidar, primeiro, da saúde física de seus paroquianos. Monsenhor Honório morreu de infarto em 17 de novembro de 1966.
Indicado por Paulo Evaristo Arns, o reitor do Santuário Santo Antônio do Largo da Carioca, Rio de Janeiro, frei Clarêncio Neotti, celebrará missa solene, sábado, dia 16, às 19h30, na Igreja Matriz de Morungaba, acompanhada da Orquestra de Câmara Brasil Colonial, Coral Nossa Senhora do Rosário e Solistas. O monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke, como o frei Clarêncio, também estudou no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis.

Na sexta-feira, 15, às 20h00, na Casa de Cultura local, após a abertura da exposição do acervo do monsenhor Honório, haverá apresentação do Coral de Morungaba e Seresteiros de Itatiba e palestra do ex-executivo e diretor da BASF – Badische Anilin und Soda Fabrik, Bernd Eduard Kraftzik, representante da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, sobre o tema: "Perfil psicossocial do homem de origem germânica". Outra palestra será proferida por um dos organizadores do evento, Pierre Ciriades, médico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que trabalhou no Hospital Santo Antonio, em Morungaba.

Ciriades informa que, paralelamente à comemoração do centenário de nascimento, programa-se na cidade a criação da Fundação Monsenhor Honório para a construção, mediante doações, de um hospital geriátrico e uma casa para a terceira idade – dois sonhos do homenageado.

SERVIÇO:

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO MONSENHOR 
HONÓRIO HEINRICH BERNARD NACKE 


PROGRAMAÇÃO 

Dia 15/02/2008, sexta-feira:

20h00 – Abertura da exposição do acervo do Mons. Honório na Casa da Cultura. Apresentação do Coral de Morungaba e Seresteiros de Itatiba.
Casa da Cultura: Palestra proferida pelo Sr. Bernd Eduard Kraftzik, ex-executivo e Diretor da BASF – Badische Anilin und Soda Fabrik representante da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, sobre o tema: "Perfil psicossocial do homem de origem germânica."
Casa da Cultura: Palestra proferida pelo Dr. Pierre G. J. Ciriades, médico da UNICAMP e ex do Hospital Albert Einstein que, junto com outro, inaugurou o Hospital Santo Antonio em 1971.

Dia 16/02/2008, sábado:

19h30 – Grande Missa Solene. 
Celebrantes: Frei Clarêncio Neotti, grande Teólogo do Rio de Janeiro, representante indicado especialmente por Dom Paulo Evaristo Arns, Pe. Rodrigo Flaiban da paróquia de Valinhos e Pe. Pio José Braga da Silva, pároco de Morungaba.
Coral N.S. do Rosário de Bragança Paulista com Solistas de São Paulo acompanhado da Orquestra de Câmara Brasil Colonial, músicos da UNESP. 
Após a missa, Música na Praça: Queima de fogos, barraquinhas típicas, descerramento da fita da Placa Comemorativa do Centenário seguido de conjunto local de Rock e às 22h00, "show" do Pink Floyd Cover de São Paulo.

Dia 17/02/2008, domingo:
8h30 – Missa das crianças com o Coral Municipal. 
Após a missa, teatro encenado pelos alunos e professores do Ginásio Mons. Honório na Praça Central. Apresentação da Banda de Jaboticabal.

SOBRE A ORQUESTRA DE CÂMARA BRASIL COLONIAL, CORAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SOLISTAS.

Direção Artística e Regência: Nataniel Marcos Bádue Filho 
Repertório: 
1) Canto de Entrada – "Dies Santificatus" – J.M. N.Garcia – Quarteto Vocal
2) Kyrie – "Missa em Sol" – Schubert, Sopr. solista
3) Gloria – Angelis (Gregoriano) - Coro
4) Salmo – Liturgia
5) Aclamação – "Simply Aleluia", sec XVI - Coro
6) Credo – Liturgia 
7) Ofertório – "Jesus Alegria dos Homens", Bach - Coro
8) Santo – Angelis (Gregoriano)
9) Amen – "Tradicional" - Coro
10) Cordeiro – "Missa em Sol, Agnus Dei" – Schubert – coro e sopr. + bar. solistas
11) Canto de Comunhão – "Ave Verum Corpus" – Mozart - Coro
"Pastoral" Haendel - Orquestral
12) Pós- Comunhão – "Ave Maria" Schubert – sopr.solista 
13) Canto Final – "And the Glory" (Messiah) - Coro
Vozes: Sopr: Giselle Garbe, Contr: Sheila Minatti e Tarita de Souza; 
Tenor: Rafael Braga; Baixo: Alexandre Palma
Instrumentos: 
Violinos: Felipe Dias, Moises Lauton, Alexandre Marques, Evenise 
Violas: Eric Licciardi e Sarah do Nascimento
Cello: Milena Salvatti
Baixo: Kennedy Stanley
Teclado: Marcos A. Gama


SOBRE O FREI CLARÊNCIO NEOTTI, O.F.M.

Reitor do Santuário Santo Antônio do Largo da Carioca, Rio de Janeiro, desde dezembro de 2003. Fez todos os estudos nos seminários da Ordem Franciscana. Ingressou no Noviciado em dezembro de 1954. Emitiu os votos solenes em dezembro de 1958. Ordenou-se padre no dia 6 de janeiro de 1961. Durante 20 anos trabalhou na Editora Vozes. Foi professor de Comunicação e Teologia pastoral no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (1970-1986). Membro fundador e por dois períodos consecutivos presidente da União Cristã Brasileira de Comunicação Social. Presidente por três períodos consecutivos da União Católica Latino-Americana de Imprensa. Vice-Presidente da União Católica Internacional de Imprensa, da qual hoje é Membro de Honra. Membro fundador da União do Editores Franciscanos. Perito do Departamento de Comunicação da Conferência Episcopal Latino-Americana e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Fundou, junto à Cúria Geral dos Franciscanos, em Roma, o Departamento de Comunicação e Informação da Ordem, onde trabalhou de janeiro de 1995 até outubro de 2003. Entre suas publicações estão: "Santo Antônio, Luz do Mundo" – os nove sermões do Padre Vieira sobre Santo Antônio; "Ensinamentos e Admoestações de Santo Antônio de Pádua"; "Ministério da Palavra" – Comentários aos evangelhos dominicais e festivos (três volumes). "Santo Antônio, Mestre de Vida", "Santo Antônio, simpatia de Deus e do povo".


14/02/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário