terça-feira, 1 de outubro de 2013

Morungaba evolui no ranking ambiental do Programa Município Verde Azul (19/12/2012)

O prefeito Beto Zem participou em São Paulo, nesta terça (18/12) da cerimônia de divulgação do novo ranking ambiental do Programa Município Verde Azul, lançado em 2007 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Estiveram presentes além do Prefeito o Diretor de Meio Ambiente Gilberto de Matos Gualberto e o vereador diplomado Cícero Lopes.

No Programa Município Verde Azul os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas. Sendo avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Morungaba tem evoluído ano após ano no ranking ambiental estadual do programa passando da 342ª posição em 2010 para 178ª em 2012. As notas obtidas por Morungaba foram 53,07 em 2010, 60,21 em 2011 e 69,69 em 2012 em que a nota máxima é 100. Um dos fatores que contribuiu para esta evolução foi a participação ativa no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas. Com sua sede no município de Amparo, o Consórcio se responsabilizará pelo gerenciamento de resíduos residenciais, da construção civil e resíduos hospitalares. O Consórcio também atuará na coleta, tratamento e distribuição de água, na coleta e tratamento de esgoto e no sistema de drenagem dos municípios que dele fazem parte, fiscalizando ainda toda a regulamentação das empresas envolvidas nesses processos.

O Prefeito Beto Zem está satisfeito com esta evolução que aponta para um acerto nas políticas ambientais implantadas no município. “Com o consórcio nos unimos a outros municípios para, conjuntamente, resolvermos problemas comuns a todos. Agradeço em especial ao nosso diretor de Meio Ambiente Gilberto Gualberto pela importante contribuição nos trabalhos de implantação do consórcio”, concluiu o Prefeito, segundo sua assessoria de imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário