segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Morungaba tem parecer favorável para inclusão na RMC

Postado por  em 27 outubro 2013, às 10 : 00 AM


A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa) encerrou os estudos técnicos para análise sobre a inclusão de Morungaba na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e deu parecer favorável à entrada da cidade no bloco.
A avaliação englobou aspectos econômicos, territorialidade, conurbação populacional, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS).
Apesar do aval da Emplasa, o parecer positivo ainda não é garantia da inclusão do município na RMC. O estudo técnico será encaminhado para a Assessoria Técnica da Secretaria de Estado da Casa Civil para que seja feita uma nova avaliação pelo governo. Se a decisão for positiva, um projeto de lei complementar será enviado para a Assembleia Legislativa. A expectativa é que no primeiro semestre do próximo ano a proposta entre em votação e a cidade possa ser incluída no bloco econômico.
A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano se manteve em silêncio sobre o término do estudo e aguarda a formalização do parecer ao Governo do Estado para se pronunciar. O prefeito de Morungaba, José Roberto Zem (PV), não foi encontrado na tarde da última sexta-feira para comentar o assunto.
Já a diretora-executiva da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, afirmou desconhecer o resultado do estudo técnico da Emplasa, realizado em parceria com a Agemcamp, embora tenha confirmado que a avaliação tenha, de fato, se encerrado.
“Não estou sabendo (do resultado). O estudo foi encerrado, mas não recebi a informação de São Paulo sobre o parecer”, limitou-se a dizer a diretora-executiva.
Potencial
Localizada a cerca de 40 quilômetros de Campinas, Morungaba tem aproximadamente 12 mil habitantes. O município possui vocação para o turismo rural, sendo um dos 12 paulistas considerados estâncias climáticas e integrante do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo ao lado de outras cidades da RMC (Indaiatuba, Itatiba, Valinhos e Vinhedo). Desde 2006, o município faz articulações políticas para fazer parte do bloco metropolitando, de olho nas vantagens econômicas e sociais que a inclusão na região podem lhe trazer por causa do peso que a RMC possui no País.
Informações Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário