terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sabesp considera Morungaba referência nacional em tratamento de esgoto (18/06/2012)

De acordo com Maurício Polezi, Gerente Operacional da Sabesp, a Estância Climática de Morungaba “é considerada referência nacional em coleta e tratamento de esgoto”. Polezi esteve reunido com o prefeito do município, José Roberto Zem (PV), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que foi revitalizada e entregue em agosto de 2011.

Com o investimento de R$ 580 mil em obras da Sabesp - que iniciaram ainda em 2009 e foram entregues no ano passado -, os números de coleta de esgoto ultrapassaram os 96%, destes 100% é tratado e devolvido ao Ribeirão dos Mansos com o nível de oxigênio da água superiores a 5,5 mg/l.

Para Beto Zem, Morungaba ser considerada referência nacional é motivo de “orgulho”. “Nosso município é uma Estância Climática com vocação para o turismo. A revitalização da lagoa e o tratamento completo do esgoto foi um pedido que fiz na direção da Sabesp logo no início do meu mandato. Eles nos atenderam e hoje somos exemplo para o Brasil”, afirmou na presença dos funcionários da Sabesp Wilson Aparecido Stocco, gerente da divisão de Itatiba, e Rubens de Moreaes Júnior, encarregado do posto de operação local.

Em nível de excelência no tratamento de esgoto com o certificado ISO 14001, a lagoa, que antigamente era apelidada pelos moradores de “pinicão”, hoje não emite odores e é habitada por uma linhada de patos.

Tratamento no Brasil

O Brasil apresenta índices de 52% de coleta de esgoto e 37,9% de tratamento de todo o resíduo gerado. (Fonte SNIS – Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento).

Ribeirão dos Mansos

Pertencente à sub-bacia do rio Jaguari, o Ribeirão dos Mansos contribui com a despoluição do rio Tietê. Afluente do rio Jaguari, o principal rio de Morungaba forma junto ao rio Atibaia o rio Piracicaba que deságua no rio Tietê. A sub-bacia representa 7% da população das bacias do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). (Fonte Plano de Bacias PCJ 2004-2007).

Texto distribuído pela Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba (SP) - Leandro Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário