terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estado avalia inclui Morungaba na Região Metropolitana de Campinas

iG Paulista - 08/10/2013 - 05h00 |

Bruno Bacchetti | igpaulista@rac.com.br

A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo determinou a realização de um estudo de viabilidade da inclusão de Morungaba na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7), durante reunião entre o prefeito de Morungaba, José Roberto Zem (PV), e o secretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, Edmur Mesquita.


O estudo será feito pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa) e englobará aspectos econômicos, conurbação (limites urbanos com cidades da RMC), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS). Esses quesitos avaliarão, entre outros fatores, a circulação de pessoas entre as cidades (moradores de Morungaba que estudam e trabalham em Campinas e vice-versa, por exemplo).


“Encaminhei ofício à vice-presidência da Emplasa, que é a diretoria competente para realizar os estudos. Quero fazer isso de maneira prudente e ao mesmo tempo dando a velocidade necessária”, explicou Mesquita. Na próxima terça-feira, o vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, e a diretora-executiva da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, estarão em Morungaba. Eles irão se reunir com técnicos da Prefeitura para dar início ao estudo e colher informações sobre o município.


Caso o estudo aponte para uma decisão a favor da entrada de Morungaba no bloco, o governo estadual enviará um projeto de lei complementar para a Assembleia Legislativa. A expectativa é que no primeiro semestre do próximo ano a proposta entre na pauta de votação dos deputados estaduais.


“Na medida em que a Emplasa conclua o estudo, ele será encaminhado à Casa Civil e ao governador para que seja feita avaliação técnica e a decisão adotada pelo governador. Se positiva, será encaminhado um projeto para a Assembleia apreciar”, disse Mesquita.


O prefeito de Morungaba saiu otimista do encontro realizado ontem. Para ele, a entrada de Morungaba na RMC é uma questão de justiça e fazer parte do bloco trará novas possibilidades econômicas e sociais para o município de 12 mil habitantes, localizado há cerca de 40 quilômetros de Campinas.


“Estou muito otimista. Luto por isso desde que entrei na política, quando a RMC foi formada não houve um empenho dos governantes em incluir Morungaba nesse bloco. Eu brinco que nós somos ‘órfãos’, porque o dia a dia de Morungaba é em Campinas. Estar na RMC trará visibilidade ao município”, destacou Zem.


“Estou ansioso, mas confiante. Estamos fazendo tudo passo a passo, mas gostaria que a definição saísse ainda neste ano”, acrescentou o prefeito.


Autora de um projeto indicativo na Assembleia Legislativa para incluir Morungaba na RMC, a deputada estadual Célia Leão (PSDB) esteve presente à reunião. A tucana defendeu a inclusão do município no bloco pela ligação geográfica, econômica e social com a região.


“Entramos com esse projeto para suscitar o debate, porque na época se entendeu que essa é uma prerrogativa do Executivo. Do ponto de vista social, Morungaba se vale da RMC, além de ser uma cidade muito próxima e com vocação para o turismo rural”, afirmou.

Expectativa

O secretário estadual Edmur Mesquita acredita que a aprovação unânime à inclusão de Morungaba na RMC pelo Conselho de Desenvolvimento, o convite do Parlamento da região metropolitana para incluir Morungaba nas reuniões da entidade, e o apoio maciço de vereadores e deputados de todos os partidos pesarão a favor da solicitação do município.


“Reconheço que existe uma luta antiga e histórica de Morungaba, e há também um movimento da sociedade a qual o governador está atento e levará em conta.
É uma matéria suprapartidária”, finalizou. (Fonte: Rede Anhanguera de Comunicação/Correio Popular/iG.)


LINK:


Nenhum comentário:

Postar um comentário