terça-feira, 1 de outubro de 2013

Morungaba recebe laboratório itinerante de informática

Prefeitura entrega o que chama de ônibus cid@dao.com, que contribuirá para a inclusão digital, com aulas gratuitas especialmente para alunos da Rede Municipal de Ensino. É uma iniciativa importante do prefeito Luvaldo Flaibam (PTB), que apresentou o ônibus na comemoração de Sete de Setembro. Ele tem, à sua mesa, o projeto de uma Infovia Municipal para Morungaba – já iniciado, mais amplo, melhor, relativamente de baixo custo e de repercussão nacional e internacional -, elaborado sob coordenação do professor Leonardo Mendes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Luvaldo Flaibam disse que vai implantar a Infovia Municipal aos poucos neste primeiro ano de governo.

O Jornal de Itatiba, de 10/09/2005, assim divulgou a entrega do ônibus de informática:

Nos 183 anos de independência do Brasil, Morungaba comemora sua independência da exclusão digital já que nos últimos anos, o acesso à tecnologia de informação e comunicação deixou de ser necessidade para tornar uma exigência.

Como surpresa em meio de “Sete de Setembro” a Prefeitura de Morungaba promoveu a chegada do ônibus “cid@dao.com”, um laboratório de informática itinerante, onde as aulas serão gratuitas, assim como o uso de computadores.

Adaptado em um ônibus, o laboratório tem capacidade para atender 24 alunos dispostos em 12 computadores, além de ar condicionado, televisão e videocassete, que irá atender a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, em especial as escolas da zona rural, Educação de Jovens e Adultos (EJA), telesalas e a população em geral. O cronograma será divulgado pela Diretoria de Educação.
Além da inclusão digital ser um direito de todos, é uma conquista de largo alcance social para os cerca de onze mil habitantes de Morungaba. (...)

“Nem parece que estou em Morungaba”, disse Benedito Miguel, 75, ao conhecer o interior do ônibus. As crianças ficaram em estado de euforia com a chegada do laboratório de informática. “Nunca imaginei que poderia sentar numa mesa de computador e aprender a mexer”, afirma Maiara, 8, que com a amiga Lorena não parava de dizer que o ônibus mais parecia uma caixa de presente. “Não vejo a hora de ter aulas e aprender a usar a máquina.”

Inclusão Digital.

“A inclusão digital é fruto de uma política pública para promover a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Assim, a partir do dia 12 de setembro, segunda-feira próxima, em Morungaba a situação será outra”, afirma o prefeito Luvaldo Flaibam.

Um parceiro importante à inclusão digital é a educação. “A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino para a educação continuada. É necessário que a inclusão digital esteja integrada aos conteúdos curriculares. Isso tudo é um processo, uma cultura”, ressaltou a diretora de Educação, Marivani Ribeiro do Nascimento Crivelari.

Neste contexto, é preciso considerar indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos, com uma ação prioritária voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.

O Morungaba  acrescenta que o município tem, na Internet, o endereço eletrônico 

http://www.morungaba.sp.gov.br


COMPARAÇÃO DESCABIDA

Divulgou-se também que a cidade de Santo André, por exemplo, tem apenas um ônibus para atender 625 mil habitantes, em comparação com Morungaba, de 11 mil habitantes, o que certamente é uma comparação equivocada, descabida, segundo O Morungaba. Santo André, obviamente, tem muito, muito mais infra-estrutura de informática à disposição de sua população. Tem até uma Secretaria Municipal de Inclusão Digital, como mostra o site http://www.santoandre.sp.gov.br, o que releva o destaque que dá ao tema.


O Morungaba, 14 de setembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário