terça-feira, 8 de outubro de 2013

Opinião - Rompendo com temas tabus - José Aparecido Miguel

DIA 8 DE OUTUBRO - DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.

Artigo escrito para a edição especial de Jornalistas & Cia. e para o Jornal da Comunicação Empresarial.

Rompendo com temas tabus

José Aparecido Miguel (*)

Naqueles tempos, nos anos de 1980, pouco existia de arcabouço teórico, no Brasil, para sustentar a prática de Comunicação Social ou Empresarial. Tive a satisfação de participar, de leve, da equipe da Rhodia, onde nasceu, certamente, um dos trabalhos pioneiros, consistentes e de qualidade no setor. Era o abrangente Manual de Comunicação Integrada, criado pelos jornalistas Walter Nori e Otávio Bueno da Fonseca, que até 10 mandamentos tinha de como se relacionar com a imprensa. É um marco de nossa atividade, folheado até hoje por quem desenvolve planos de comunicação empresarial. Porém, para tudo funcionar bem é preciso reconhecer que a liderança maior da empresa ou entidade esteja firmemente engajada no trabalho de Comunicação, fato registrado com o então presidente da Rhodia, Edson Vaz Musa, ao dar seu aval para o plano “Portas Abertas”.  

Fui editor da Revista da Rhodia. Tive a honra de nela publicar um artigo exclusivo de Vilas Boas Corrêa, comemorado colunista político do Jornal do Brasil, sobre a importância da Assembleia Constituinte de 1988 para os trabalhadores da empresa e para todos os brasileiros – e lá se vão 25 anos. Ação assim era totalmente incomum; para muitos, era proibitiva. A comunicação empresarial evoluiu. Resumidamente, temos hoje o setor melhor estruturado, a força de entidades como a Aberje, sua organização e seus estudos, as contribuições acadêmicas, a velocidade dos meios eletrônicos nas nuvens da Internet; temos a presença de grandes grupos empresariais dedicados à comunicação e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, capazes de atuar com profissionalismo e competência. É uma atividade bem institucionalizada, capaz de ser dinâmica e moderna dentro de sua perenidade.


(*) José Aparecido Miguel, sócio-diretor da Mais Comunicação – SP.

LINK com a íntegra da edição:

http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/diadacomunicacao.pdf?__akacao=1628016&__akcnt=bb4a14c0&__akvkey=3b4f&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=J%26Cia%2FJCC+--+Especial+Dia+da+Comunica%E7%E3o+Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário