terça-feira, 1 de outubro de 2013

Prefeitura cria abrigo para atender crianças e adolescentes (1/9/2011)

A Prefeitura de Morungaba inaugura ainda neste mês de setembro o “Espaço Jovem”, para atendimento de crianças e adolescentes que precisam de abrigo por terem sido vítimas de negligência, maus-tratos, violência sexual, etc, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. Atualmente, treze crianças morungabenses estão abrigadas no Lar Itatibense da Criança. O objetivo do governo municipal é criar na cidade esse espaço de acolhimento para que os assistidos possam ficar na sua cidade de origem e, portanto, mais próximos de outros familiares, e dar suporte ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar do município.

O local que irá abrigar o “Espaço Jovem” é o imóvel onde funcionava a Casa da Agricultura e Vigilância Sanitária, localizado na rua Fortunato Stela, nº 210 , no Centro. A casa está passando por uma pequena reforma e será completamente mobiliada e estruturada para receber seus novos moradores. O local será mantido integralmente pela Prefeitura de Morungaba, e contará com assistente social, psicólogo, pessoal de limpeza e manutenção.

De acordo com o prefeito Beto Zem, de Morungaba, o objetivo é dotar o município de um espaço adequado a esse tipo de atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ao viabilizar o Espaço Jovem, o município também atende o que está previsto no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”


“Trabalhamos para oferecer melhores condições de atendimento a todas as nossas crianças e adolescentes. Nossos estudantes já têm atividades no contraturno escolar e agora, com a criação do Espaço Jovem, vamos ter condições de trazer de volta para o município essas crianças e jovens de Morungaba que são atendidas no Lar Itatibense e ter condições de abrigá-las e atendê-las de forma adequada”, explicou Beto Zem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário