quinta-feira, 13 de março de 2014

Morungaba integra, desde hoje, a RMC


UM MARCO HISTÓRICO PARA O MUNICÍPIO

O governador Geraldo Alckmin sanciona hoje, 13 de março de 2014, o projeto de lei, proposto por ele e aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que inclui Morungaba na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com todos os benefícios que a decisão oferece, a começar pela melhoria de transportes – a custos menores – entre o município e a sede regional. A decisão de Alckmin é uma vitória do prefeito José Roberto Zem, que há muito luta pelo objetivo agora alcançado.

Beto Zem escreve, assim, seu nome num dos três fatos históricos de Morungaba. A emancipação e elavação da cidade em município; a conquista de posição como estância climática (uma proposta do deputado Manteli Neto, sancionada pelo governador Luiz Antonio Fleury Filho, que alguns consideravam uma piada e ironizavam à época) e, agora, a iunclusão na RMC, uma das mais desenvolvidas do país. (Vale lembrar que, aos poucos, a Estância Climática de Morungaba vai ganhando espaços em turismo.)

A assinatura de Alckmin, hoje, 13 de março, coincide com (ou foi programada para homenagear) o aniversário de Beto Zem. Parabéns, Morungaba! Parabéns, Beto Zem! O passo dado hoje tem enorme potencial para o avanço e o desenvolvimento local. Só depende da sociedade morungabense e de seus votos no futuro. (José Aparecido Miguel)


APROVAÇÃO PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o Projeto de Lei Complementar 2/2014, do Executivo, que inclui o município de Morungaba na Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo notícia divulgada pela Assembléia Legislativa do Estado de S. Paulo. 

A Estância Climática de Morungaba é agora o 20º município da RMC, ao lado de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d´Oeste, Santo Antônio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Criada em 2.000, a RMC é uma das mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e representa 1,8% do PIB brasileiro (produto interno bruto) nacional e 11,45% do PIB paulista, ou seja, cerca de R$ 91,8 bilhões/ano, segundo a Wikipedia. "Além de possuir uma forte economia, a região também apresenta uma infra-estrutura que proporciona o desenvolvimento de toda a área metropolitana. Conforme a Estimativa Populacional IBGE em 2013, a RMC ultrapassou a marca de 3 milhões de habitantes, distribuídos em 3.647 km²". Morungaba, que se integra à região, tem aproximadamente 13 mil habitantes, localizando-se a aproximadamente 45 quilômetros de sua sede, Campinas.

De acordo com exposição de motivos do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, a proposta se baseia em estudos técnicos que examinaram as características de Morungaba sob os aspectos do sistema urbano, socioeconômico, ambiental, além do exame dos fluxos entre os municípios da região.

O prefeito da cidade, José Roberto Zem, acompanhado por sua esposa, Ana Paula Zem, a vice-prefeita, Cláudia Rossi, o presidente da Câmara Municipal, Marco Antonio de Oliveira, vereadores e moradores da cidade estiveram presentes à sessão que aprovou a medida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário